Responsabilidades
- Gestão de pessoas
- Gestão de projeto
- Definição de estratégia de negócio
- Análise de dados
- Pesquisa e entrevistas com usuários
Resultados
- Meta de captação de investimento batida na primeira rodada com investidores
- MVP entregue no prazo, de acordo com nosso roadmap
- Time estruturado e com 74% mais produtividade
- Comunicação fluida e efetiva
O projeto
A Sp4ce Games (hoje conhecida como Trexx) é uma startup focada em e-sports e jogos blockchain, visando popularizar a Web 3 através dos games.
Meu trabalho foi estruturar e gerenciar um time capaz de desenvolver um jogo indie, além de definir nosso roadmap, sprints, funcionalidades e facilitar a captação de investimentos.
Desafios
Conversei com a CEO da Sp4ce e seus sócios a fim de compreender os objetivos da startup, o momento em que ela se encontrava e quais problemas estavam barrando seu avanço. Após analisar as informações, foi possível definir quais seriam os bloqueios que precisaríamos derrubar:
Prioridades não definidas: estávamos no início do projeto e queríamos entregar um jogo blockchain, mas não tínhamos uma visão clara de quais features o jogo deveria ter, um roadmap definido e nem os riscos do projeto mapeados.
Comunicação interna: o time não tinha um meio de comunicação oficial (as conversas aconteciam no WhatsApp pessoal do time), o que gerava perda de informações e era um risco para a saúde mental dos colaboradores, já que não havia separação clara da vida pessoal e vida profissional.
Além disso, não existia um processo de feedback, o que gerava ruídos e impedia o time de evoluir e corrigir erros que bloqueavam ou desaceleravam o desenvolvimento do projeto.
Levantamento de investimento: para o projeto ser desenvolvido da forma correta e rapidamente, precisaríamos de investimento inicial para contratar mais profissionais. Para isso, precisávamos criar um documento apresentando nosso projeto, estratégias de crescimento, roadmap e qual nosso planejamento financeiro (distribuição dos tokens gerados na blockchain, custos e estratégia de precificação), além de realizarmos reuniões com os investidores e gerar relatórios mensais para os parceiros que já investiram.
Entendendo o negócio e time
Visei entender a fundo como funcionava o modelo de negócio planejado e o que trazia lucro e despesas para a empresa, para metrificar essas entradas e saídas.
Após conversar com os diretores, conversei individualmente com todos os integrantes do time a fim de conhecer melhor cada um e identificar quais eram suas expectativas em relação ao projeto e a empresa e quais eram os maiores impeditivos no dia a dia.
Levantando os riscos e oportunidades
Propus realizarmos um workshop com todos para encontrarmos o máximo de agravantes, dúvidas e ideias que poderiam auxiliar o negócio.
Para isso, usei um framework de ideação chamado “Os Seis Chapéus Pensantes”. Nessa dinâmica, dividimos o time em 6, cada grupo com um tipo de persona que deveria ver o produto de um ponto de vista diferente, provocando o time a sair das ideias pré-concebidas e gerando novos insights.
Após essa dinâmica, agrupamos os riscos e oportunidades e os alinhamos em uma matriz de prioridade. Considerando o impacto que cada ponto oferecia ao nosso negócio e a velocidade de desenvolvermos uma solução.
Definindo nosso público alvo
Realizamos pesquisas em comunidades de jogos blockchain para entender nosso público alvo, esta informação nos ajudaria a definir quais features precisaríamos construir e como nosso produto evoluiria.
Buscamos entender os interesses dos players, que tipos de jogos gostavam, idade, nível de conhecimento tecnológico e o que acreditavam funcionar ou não nos jogos que já estavam no mercado. Aqui encontramos 3 perfis:
Especuladores: veem os jogos blockchain como uma oportunidade de investimento e não se importam tanto com o gameplay. O retorno financeiro vem em primeiro lugar.
Pró-players: amam games e querem ganhar a vida através deles. A gameplay e comunidade são extremamente importantes, mas buscam também um bom retorno financeiro. São competitivos e querem ser os melhores players das partidas.
Fãs: Adoram o jogo e querem se divertir e colecionar NFTs raros. Embora gostem da ideia de ganhar dinheiro com seu game favorito, consideram isso uma coisa secundária e focam em curtir a gameplay e a comunidade que gira em torno do jogo.
De olho no mercado e usuários
Propus um deepdive no mercado para analisar outros jogos que estavam sendo desenvolvidos ou já estavam em produção, assim como mercados análogos que poderiam servir de inspiração.
Tentamos entender o que cada um fazia certo e o que as comunidades/jogadores desses jogos diziam a respeito deles, focando nas coisas que não funcionavam, já que poderiam ser pontos que precisaríamos ficar de olho no nosso projeto.
Definição de features
Após termos uma visão mais clara do produto, mapeamos todas as funcionalidades que gostaríamos de desenvolver. Nada do que definimos aqui estaria escrito em pedra, já que o que definiria o que realmente entraria no projeto final seriam os usuários e nossas métricas.
Essa visão de futuro nos permitiria construir um game mais coeso e serviria como norte inicial. Quebramos as funcionalidades em: gameplay, blockchain (tudo que precisávamos para a economia crypto funcionar) e comunidade (gestão de jogadores e eventos do jogo).
Roadmap e definicão do MVP
Junto ao time definimos um roadmap para nosso projeto. Conversamos com todos para entender as dificuldades e possíveis riscos a fim de gerar uma estimativa de tempo realista para cada feature.
No roadmap, definimos também o que seria desenvolvido para a versão Pre-Alpha, nosso MVP. Selecionamos as features que planejamos serem de fato essenciais, para trazer uma experiência completa que agradasse nossos usuários no menor tempo possível.
Definindo os processos do time
Paralelamente as definições do projeto, precisávamos também organizar os processos para termos alta performance. Para isso, propus algumas mudanças:
Aplicando o modelo ágil
Para acelerar a entrega de projetos e nos adaptar rapidamente, propus utilizarmos a metodologia ágil.
A colaboração intensa entre a equipe e nosso público resultou em maior clareza nas features que precisávamos desenvolver. O foco na qualidade reduziu riscos e aumentou a eficiência do time, gerando entregas mais rápidas e evitando retrabalhos.
Melhorando a comunicação
Para termos informações claras e decisões sem ruídos, apliquei algumas mudanças na forma que organizávamos nossos conhecimentos e em como nos comunicávamos.
Definimos uma nova forma de se comunicar na empresa, utilizando o Discord. Ao abandonarmos o WhatsApp como meio de comunicação retiramos o risco de misturar a vida pessoal e profissional do time e agora teríamos histórico e canais focados, evitando desperdiçar o tempo dos colaboradores com assuntos que eles não precisavam participar.
Criamos uma Wiki empresarial, contendo todos nossos processos e aprendizados, permitindo que informações fossem passadas de forma assíncrona, facilitando a vida de novos colaboradores que entrassem no time.
Cultura de feedback
Para propormos melhorias e corrigirmos erros de forma pacífica e garantindo que todos fossem ouvidos, começamos a realizar reuniões a cada sprint com o foco de frisar as coisas que deram certo e identificar e propor soluções para as coisas que não deram certo.
Realizei periodicamente 1:1s com todos os integrantes do time e incentivei a todos realizarem essas reuniões entre si, a fim de acompanhar as dores, expectativas e buscarmos juntos formas de evoluirmos nosso trabalho e criarmos um ambiente de trabalho mais saudável.
Conclusão
Investimento levantado
Com um roadmap sólido e avançando conforme o planejado, conseguimos bater a meta que havíamos definido na primeira rodada de investimentos. Alguns investidores aumentaram o investimento inicial após ver o avanço do projeto.
Crescimento de produtividade e time estruturado
Conseguimos estruturar um time de produto completo com desenvolvedores, game designers, ilustradores, escritores e artistas 3D.
Com entregas incrementais e feedback contínuo, conseguimos evoluir 74% mais rápido (segundo o throughput inicial).
MVP entregue
Após 7 meses, conseguimos entregar nosso MVP no prazo, permitindo a busca de novos investidores, participação de eventos e abrir a fase de testes, nos ajudando a continuar coletando feedbacks e evoluindo.
Próximos passos
Feedbacks da comunidade
Com uma comunidade de players e fãs do projeto, precisaríamos manter o contato próximo com nossos jogadores para aumentarmos o hype do lançamento, além de captarmos o máximo de feedbacks para que nosso game pudesse alcançar as expectativas criadas no processo de produção.
Evolução do roadmap
Focando nas expectativas e anseios da nossa comunidade, novas features precisariam continuar entrando no nosso planejamento, sempre com o cuidado de manter o tempo de lançamento viável.
Crescimento do time
Após a primeira fase de investimentos conseguimos aumentar nosso time, mas ainda precisaríamos de mais colaboradores experientes para continuar evoluindo. Para isso, precisaríamos encontrar os talentos certos, além de garantir que conseguiríamos manter a comunicação e informações claras para todos e manter uma cultura empresarial saudável.
Rumo ao lançamento
Mesmo após a entrega da versão Alpha do nosso jogo, tínhamos um longo caminho para percorrer até o lançamento. Precisaríamos da ajuda de todos que faziam parte do nosso time e uma liderança focada. Seria necessária uma comunicação transparente e constante.
Acredita que posso te ajudar?
Vamos conversar!
leandro.mont@outlook.com.br
+55 (11) 98486-1888