Entendendo o público

para diminuir o custo de aquisição de clientes

Responsabilidades

  • Relacionamento com cliente
  • Experiência do usuário
  • Design de interfaces
  • Análise de dados
  • Desenvolvimento de protótipos
  • Testes e pesquisas com usuários

Resultados

  • Aquisição de novos clientes aumentou em 27%
  • Custo de aquisição de clientes diminuiu em 32% 
  • Nota de satisfação aumentou de 3,1 para 4,4 (Nota de 1 a 5)
  • Acesso orgânico subiu de 13% para 33% dos acessos totais da plataforma

O projeto

A Ticket é uma empresa do grupo Endenred que oferece soluções de pagamento para fins específicos de alimentação (como benefícios de refeição), incentivos (como cartões-presente, plataformas de engajamento de funcionários), mobilidade (combustível, manutenção de veículos, pedágio, estacionamento e transporte regional) além de pagamentos corporativos.

A Ticket enfrentava problemas com o
alto custo de aquisição de clientes (CAC) e devido a sua grande variedade de produtos e soluções, precisavam que a Home do site apresentasse seus produtos efetivamente, aumentando as chances de seus possíveis clientes ficarem no fluxo até a conversão.

Desafios iniciais

Iniciei o projeto aprofundando o conhecimento dos problemas indicados no briefing, entendendo como eles se relacionavam e quais desafios encontraríamos. As conclusões foram:

  • Variedade de produtos: um grande forte da Ticket é que ela possui um enorme catálogo de soluções para ofertar aos seus clientes, com o tempo ficou difícil apresentá-los em seu site. Cada solução possui público e objetivos diferentes, tornando um desafio definir prioridades e arquitetar a informação.
 
  • Mesmo produto, vários perfis de cliente: além dos diversos produtos, a Ticket possui soluções específicas para diferentes perfis dentro de cada produto. Um exemplo é o Ticket Alimentação que se divide em 3 soluções:

     

    • Para empresas que realizam o pagamento de benefícios para seus funcionários;
    • Para funcionários que utilizam o benefício da empresa que contratou o serviço;
    • Para estabelecimentos que contratam a bandeira de cartão como nova forma de pagamento.

  • Alta taxa de abandono: além do alto custo para atrair novos clientes, identificamos que os novos clientes que chegavam no site da Ticket acabavam se perdendo durante as etapas do funil de vendas e abandonavam o fluxo antes da conclusão.

Conversando com os stakeholders

Após entender melhor os problemas e os produtos, juntamos os principais stakeholders para discutir os problemas levantados, os desafios que cada um trazia, hipóteses e quais eram suas prioridades naquele momento. Saímos da reunião com algumas hipóteses:

  • Para diminuir o CAC, podemos investir em conversão orgânica: uma boa estratégia seria aumentar a conversão orgânica, focando em uma estrutura de site SEO First, garantindo que os clientes caíssem no funil de vendas por meio de uma simples busca na internet.
 
  • Para apresentar os produtos eficientemente é necessário agrupá-los: devido à quantidade de produtos, se não fossem organizados de uma forma intuitiva e eficiente, possíveis vendas seriam perdidas no fluxo.

 
  • Para aumentar a taxa de conversão, precisamos focar no perfil do cliente: para aumentar as chances do usuário chegar até o final do funil, seria necessário separar os fluxos em perfis, garantindo que focaríamos nas dores e oportunidades de cada um.

Workshop de criação

Preparei um workshop para definir como iríamos enfrentar os problemas, já que cada stakeholder tinha sua própria visão e prioridades, o que gerava muitos atritos. Para resolver este problema, propus uma dinâmica que transcorreu da seguinte forma:

  1. Apresentação de dados e benchmarking: apresentei todos os dados que havia levantado, um estudo que trazia alguns dos concorrentes e as principais dores do portal até então;
  2. Separando os times: formamos três times, juntando stakeholders de áreas diferentes para garantir ideias mais completas;
  3. Apresentando a dinâmica: propus que cada time deveria desenvolver, em 20 minutos, wireframes (mobile e desktop) que consideravam a solução ideal para os problemas que a Ticket enfrentava;
  4. Apresentação de wireframes: dei para cada time 5 minutos para apresentarem sua solução e mais 5 minutos para os outros times discutissem apenas as ideias que consideraram interessantes na solução (isso ajudou os participantes a focarem no que concordavam, ao invés de discutirem as diferenças);
  5. Chegando num consenso: para finalizar, propus que os times se juntassem e criassem uma solução que unia todas as ideias que concordavam.

Uma nova hipótese

A hipótese levantada após o workshop, foi de criarmos uma “porteira” na home do site da Ticket, com um conteúdo apresentando as soluções para cada perfil de cliente e criar “homes” focadas em cada um deles. 

 

Dessa forma seria possível separar os conteúdos, deixando eles mais claros e focados em cada perfil de cliente, aumentando as chances de aquisição de novos clientes e facilitando futuros testes. 

 

Além disso, essa arquitetura de navegação nos permitia ter mais páginas e conteúdo, auxiliando a melhora do SEO, o que aumentaria o acesso orgânico.

Organizando os conteúdos

Para iniciar a nova estrutura de informação do site, realizei duas rodadas de Card Sorting: uma com os stakeholders e outra com usuários. 

 

A primeira foi com os stakeholders e tinha como objetivo validar os conteúdos existentes, nos permitindo remover os que não faziam mais sentido e adicionar outros que faltavam.

Na rodada com os usuários, realizei a dinâmica com duas pessoas de cada perfil (funcionários de RH, donos de estabelecimento e usuários do benefício), para organizarem e agruparem os conteúdos.

Layouts

Desenvolvi os layouts e um novo protótipo de alta fidelidade, utilizando componentes que criei e outros já existentes no Design System da Ticket.

Para deixar claro qual perfil a pessoa estava acessando, defini cores específicas para cada um.

 

Com as telas prontas, preparei os roteiros para os testes e os agendamos. Conseguimos chamar 4 clientes de cada perfil. Nos testes, comprovamos que a porteira facilitava a navegação e que poderíamos atualizar alguns textos de botões e links para deixá-los mais intuitivo.

Os ganhos da nova experiência

Aumento de acesso orgânico e diminuição do CAC

Com a porteira, conseguimos dividir os perfis de clientes e apresentar os produtos de forma mais organizada, focando diretamente em seus públicos alvos. Com a nova estrutura de informação, foi possível aumentar a nota e posicionamento de SEO da Ticket (trabalho conjunto com time de performance), aumentando o acesso orgânico de 13% para 33% dos acessos totais da plataforma, e subimos o score de SEO de 27 para 97 (de no máximo 100), além de facilitar o estudo de novas estratégias de marketing, focadas especificamente nos diferentes perfis, com conteúdos feitos para eles. Todos esses ganhos ajudaram a diminuir o CAC em 32%.

Taxa maior de Adoption (H.E.A.R.T.)

Verificamos também um aumento em média de 27% na aquisição de novos clientes e destes, 22% sendo de acessos orgânicos, provando que a nova estratégia funciona e tem potencial para continuar diminuindo os custos e aumentando a adoção dos produtos por novos clientes.

Taxa maior de Happiness (H.E.A.R.T.)

A nova navegação e conteúdos agradaram os clientes da Ticket. Com as homes específicas para cada perfil, conseguimos subir a satisfação com o site de 3,1 (de 1 a 5) para 4,4, mostrando um avanço significativo, embora ainda com muito espaço para melhorias e novos estudos. 

Próximos passos

Entender quais personas existem dentro de cada perfil de cliente

Os perfis de clientes que identificamos durante essa fase do projeto e os produtos oferecidos para cada um deles são complexos e podem ser divididos em diferentes personas. Por exemplo: é possível dividir empresas/RH por quantidade de funcionários, estabelecimentos por porte ou tipo de atuação e assim por diante.

 

Entender quais são as principais personas de cada perfil de cliente seria vital para evoluir e desenvolver os produtos da Ticket e entender como alcançar novos clientes de forma eficiente e barata.

Melhorar as “homes” e conteúdos específicos de cada perfil

Com as novas personas de cada perfil, seria interessante evoluir as homes de cada uma, melhorando a navegação e conteúdos, focando em entender como apresentar de forma mais eficiente os produtos e serviços da Ticket.

Continuar melhorando o SEO do site

O SEO é essencial para uma empresa do porte da Ticket e o trabalho não poderia parar após essa etapa do projeto. Seria necessário continuar investindo e garantindo que a Ticket continue com uma boa colocação. Novas páginas e estratégias de marketing precisariam ser construídas com uma boa performance em foco.

Acredita que posso te ajudar?

Vamos conversar!

leandro.mont@outlook.com.br

+55 (11) 98486-1888